sexta-feira, 24 de abril de 2015

Aventura, Emoção e um Lindo Tucunaré

Após uma semana de trabalho, nada melhor do que uma pescaria para aliviar a mente. Sair bem cedinho, pegar o equipamento e se aventurar em águas tranquilas de um rio, é a melhor terapia para um pescador. Confira nesta postagem os bons resultados que tivemos em uma dessas aventuras.

No dia 21 de março, fomos navegar em águas tranquilas como habituados, pois já se tornou parte de nossas vidas ir pescar. Neste dia tivemos alguns êxitos, iniciamos com o Edem capturando uma traíra logo na entrada do ponto de pesca, e rapidamente fez a soltura da mesma.

Navegamos para outros pontos e dai saiu o primeiro tucunaré do dia, era pequeno, mas como todo pescador desse ramo conhece, o bichinho brigou bonito, tiramos algumas fotos e logo demos vida a ele, pois tem chance de crescer bastante ainda.

Tivemos alguns outros ataques, porém sem êxito, até que fomos para um cantinho onde em outro momento já havíamos conseguido capturar e aconteceu novamente, bateu o bocudo brigador.Foi uma emoção, pois este foi o maior tucunaré até o momento capturado por nós, medindo 39 cm (que por sinal é um belo tucunaré).

Temos a certeza que iremos encontra maiores, porque ainda temos muitas áreas para explorar nesse rio maravilhoso. Esperem até a próxima pescaria, que traremos novas informações para você pescador!

Volte sempre ao blog JE Pesca e Aventura!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Entenda a Relação de Recolhimento de sua Carretilha

Muitos peixes quando são fisgados correm para um tronco, para uma pedra, e esse é um dos momentos em que o nosso equipamento trabalha bastante. A carretilha tem uma função primordial nessa hora, que é a de fazer o recolhimento. Mas você entende o que significa os números que são encontrados nas carretilhas, informando a relação de recolhimento? Essa informação é importantíssima, pois deixa você por dentro do potencial do seu equipamento. Confira!

Essa dúvida é muito comum nas pessoas que estão iniciando na pescaria com carretilhas. Quando estão para adquirir a sua primeira carretilha e se deparam com essa numeração, muitos não entendem o seu significado e ficam com essa dúvida.

Os fabricantes de carretilhas como a Marine Sports, Shimano, Sumax, Abu Garcia, Vega e tantas outras, buscam sempre o aprimoramento de seus equipamentos e a relação de recolhimento está incluso nisso.

Primeiramente vou explicar o significado desses números, depois vou explicar como é feito a leitura deles.

O primeiro número é a quantidade de voltas do carretel, o segundo número corresponde a fração de uma volta do carretel e o terceiro número é a quantidade de voltas dada pela manivela. Para seu melhor entendimento, vou usar como exemplo duas carretilhas com a relação de recolhimento diferente e te explicar como é feito essa leitura.

Vamos usar como primeiro exemplo a carretilha Elite da Marine Sports. A relação de recolhimento dela é 6.3:1 e se lê da seguinte forma: 6,3 voltas por 1. Isso significa que a carretilha recolhe 6,3 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela.

Carretilha Elite da Marine Sports

Para você ver como isso tem influência e faz diferença, a carretilha Black Widow GTS da Marine Sports, que é uma das mais rápidas no quesito recolhimento (até o dia desta postagem), tem uma relação de recolhimento 8.3:1 o que significa que ela recolhe 8,3 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela.

Carretilha Lubina Black Widow GTS da Marine Sports

Resumindo, uma carretilha que possui um recolhimento 8.3:1 recolhe a cada volta da manivela, duas voltas do carretel a mais do que uma carretilha com recolhimento 6.3:1.

Essa é uma diferença significativa e reflete em melhor desempenho nas suas pescarias, pois se um Tucunaré ou um Trairão por exemplo, quiser ir para o tronco, com um recolhimento mais rápido você pode impedir que isso aconteça e consequentemente, vai conseguir tirar o peixe da água.

Espero que essa informação tenha sido útil pra você, te ajude a entender essa parte técnica de sua carretilha e te auxilie na aquisição de sua próxima carretilha, para que o rendimento de suas pescarias sejam ainda melhores.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Uma Pescaria Especial na Sexta-feira da Paixão

A sexta-feira da paixão foi um dia marcante para a prática da pesca, um feriado que não será esquecido. Tivemos belas imagens da paisagem do local, o passeio foi maravilhoso e o mais importante em uma pescaria: os peixes ignoraram o feriado e compareceram. Confira de perto o que aconteceu neste dia tão especial.

A nossa jornada iniciou bem cedo, antes mesmo do sol nascer, onde inflamos o nosso bote Seahawk II, para nos locomover até o local da pesca.

Neste trajeto, sempre presenciamos imagens belíssimas que nos chamam a atenção e desta vez não foi diferente, teve alguns detalhes que só a natureza pode nos proporcionar e trazer ao nosso coração a necessidade de preservá-la, de modo que nós mesmos sejamos os beneficiados diante de toda essa exuberância.

Um detalhe muito interessante foi a descoberta de um novo ponto de pesca, que na verdade sempre passávamos por ele, pois é a passagem para entrar na lagoa. Não havíamos dado a devida atenção para este local, por ser o encontro com rio, mas o ponto nos surpreendeu.

Vale a pena ressaltar que para se ter bons resultados em uma pescaria, é preciso ficar atento à agitação dos peixes na superfície, porque eles sempre sinalizam, e se não tiver atenção a esses detalhes, consequentemente a produtividade também será menor do que o esperado.

E foi isso que abrilhantou os nossos olhos, os peixes estavam muito ativos, seguimos as suas sinalizações e os resultados foram surpreendentes.

Nesta pescaria nós pegamos o Tucunaré Amarelo e também a traíra. O último Tucunaré fisgado que é o da última foto, media cerca de 50 cm de comprimento, o maior fisgado por nossa equipe neste local de pesca, até este dia.

Conseguimos isso tudo em cerca de duas horas e meia de pescaria, isso já incluindo as mudanças de um ponto para outro.

Foi muito surpreendente o êxito obtido neste local de pesca, visto que ainda não tínhamos conseguido tal façanha em um curto espaço de tempo. Os peixes realmente saíram para passear no feriado!

Espero que tenha gostado de tudo que viu nesta postagem e fique atento porque vem muito mais por aí!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Fim de Semana, Vamos Pescar!

O fim de semana chegou e junto com ele a vontade de pescar novamente. Isso envolve também uma boa dose de aventura, em um local bonito, que não traga prazer somente com a prática da pesca esportiva, mas também pelas belas paisagens e imagens. Vamos então, para mais um dia de pesca e aventura em um local belo e exuberante!

Neste fim de semana, escolhemos pescar na parte da tarde. Saímos por volta das 13:20 horas e como o local não fica tão distante da nossa cidade, com 30 minutos estávamos no local onde a gente deixa o carro e também, onde preparamos o bote para descermos o rio.

Encher o bote inflável Seahawk II da Intex e ajeitar o equipamento para colocar no bote leva uns 20 minutos, sendo assim, um pouco depois das 14:10 horas estávamos prontos para partir para nossa aventura.

No trajeto de ida para o primeiro ponto de pesca que iríamos explorar, tivemos a oportunidade de fazer algumas belas imagens, o que deixa o passeio ainda mais prazeroso.

Mas vamos logo para a pesca esportiva deste dia e mostrar o que nós conseguimos pescar.

Tínhamos pouco tempo para pescar e depois de irmos para um segundo ponto de pesca e algumas tentativas, eu vi um movimento na água. No mesmo instante eu lancei a minha isca e consegui acertar o local com boa precisão e isso foi importantíssimo para conseguir fisgar o Tucunaré, ele atacou a isca e trouxemos ele.

Não era um grande exemplar, mas pescaria é assim mesmo. O Júlio conseguiu fazer umas belas tomadas do momento em que soltamos o Tucunaré, um momento tão gostoso quanto o de fisgá-lo e brigar com ele na água.

Antes de irmos para um outro ponto, um Tucunaré bem grande atacou minha isca com muita ferocidade, saiu todo fora da água mas não pegou a isca, foi muito show! Tentamos fisgá-lo com várias outras tentativas, mas o Tucunaré não atacou novamente.

Partimos para um outro ponto e lá, quem estava em atividade eram as Traíras. Depois de alguns lançamentos nossos sem êxito, o Júlio começou a receber alguns ataques e logo, pelo jeito dos ataques, percebemos que eram traíras. O Júlio então insistiu e como prêmio teve uma bela fisgada, do que parecia ser de uma bela traíra. Como o local tem alguns troncos, a Traíra correu para um deles, conseguindo escapar em seguida.

Incentivado pelo Júlio a lançar a isca no mesmo local, eu então lancei e fisguei uma Traíra, que por ser pequena, não teve força para levar para os troncos, retiramos ela da água, fizemos o registro e demos vida à ela novamente.

O dia estava terminando e já estava ficando escuro, mas antes, passamos em um outro ponto de pesca (lá são muitos os pontos de pesca...) para fazermos nossas últimas tentativas e em umas dessas tentativas, o Júlio fisgou o último peixe do dia, um outro Tucunaré.

Estávamos lançando para um lado e o Júlio então, resolveu lançar para o outro lado. Ele tem essas intuições e dificilmente falha (rs), o Tucunaré atacou, ele fisgou o peixe e o trouxe para o bote. Novamente o peixe não era muito grande, ele fez a soltura do peixe e eu fiz esse registro.

Como você pôde ver nesta postagem, os peixes que pegamos eram pequenos, não foi como em outras oportunidades, mas o que vale pra nós e acredito que pra você também, que gosta da pesca esportiva é estar ali, fazendo o que gosta de fazer, que é pescar.

E a aventura de descer um rio, encontrar com belos animais e pássaros, ver belas paisagens, isso não tem preço e nós do blog JE Pesca e Aventura incentivamos você a fazer isso também sempre que puder, pois faz muito bem pra nós em todos os sentidos.

Um abraço a todos e até a próxima!